segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Entrevista

Faculdade cria curso de graduação para estudar a Doutrina Espírita

Entrevista feita por Rubens de Castro Silva - rcastro@triang.com.br
Publicada no Jornal da Aliança Municipal Espírita de Uberlândia - MG

Imagine a possibilidade de estudar o Espiritismo em um curso superior. Interessante, não? Essa é a proposta que a Faculdade Leocádio José Correia (FALEC), sediada na cidade de Curitiba, Paraná, tornou realidade desde o ano 2001, com o curso de Bacharelado em Teologia Espírita. É o primeiro curso superior no país que possibilita o estudo e a pesquisa sistemática da Doutrina dos Espíritos. Na grade curricular do curso é possível encontrar disciplinas como Psicologia e Espiritismo, "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Filosofia Espírita,Epistemologia Espírita, - "O Livro dos Médiuns", Metafísica, Os Grandes Pensadores do Espiritismo, A Mediunidade, o Produto Mediúnico e o Social, entre outras. O Jornal Vida Espírita entrevistou o Presidente da Mantenedora da Faculdade, Maury Rodrigues da Cruz, que nos conta um pouco das atividades da FALEC e do curso. Maiores informações também podem ser acessadas em www.falec.br.

Vida Espírita (VE) - Quem foi Leocádio José Correia, sua relação com o Espiritismo, ou mesmo com o movimento espírita?
Maury - Leocádio José Correia, em sua última encarnação, viveu no Paraná. Nasceu em 16 de fevereiro de 1848, em Paranaguá. Como médico, clinicou nos municípios de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Ponta Grossa, Castro e Curitiba. Foi também, ator, escritor, jornalista e Deputado Provincial pelo Partido Conservador. No teatro e na Assembléia Legislativa, defendeu a causa abolicionista. Desencarnou, aos 38 anos, no dia 18 de maio de 1886.
Desde então, passou a se manifestar espiritualmente no Paraná e em outros Estados brasileiros. Através do médium Maury Rodrigues da Cruz, vem realizando uma intensa atividade assistencial voltada para a saúde física, mental e espiritual de quem o procura.

VE - Onde está localizada a Faculdade?
Maury - Em Curitiba, à Rua José Antônio Leprevost, 331 – Santa Cândida.

VE - Quantos alunos possui a Faculdade?
Maury - Em torno de 700.

VE - Quais os cursos de graduação e pós?
Maury - Graduação: Pedagogia, Administração de Empresa e Teologia Espírita.
Pós-graduação: Formação Pedagógica do Docente de Nível Superior; Educação Especial e Psicopedagogia.

VE - Qual o tempo de existência da Faculdade?
Maury - A FALEC obteve a autorização de funcionamento do MEC no ano de 2000.

VE - Qual é a relação da instituição com a Doutrina Espírita?
Maury - A FALEC tem como mantenedora o Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, que foi fundado em 5 de janeiro de 1963, pela Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas- SBEE, portanto, seu Projeto Político Pedagógico Institucional é fundamentado nos princípios da Doutrina Espírita.

VE - Quando é que surgiu a idéia de se criar um curso superior de Teologia Espírita?
Maury - A Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas ao longo desses 53 anos busca um permanente exercício de estudo e pesquisa, objetivando a construção da pessoa humana através de uma educação libertadora. Dessa forma se consolidaram os chamados Grupos de Exercício Mediúnico que, fundamentados em um Projeto Político Pedagógico e um currículo voltados integralmente para a promoção da pessoa humana, vem atendendo semanalmente cerca de 2000 pessoas. A Doutrina dos Espíritos evoluente no tempo e no espaço, manifesta a preocupação de consolidar o Espiritismo no Brasil, efetivamente com Ciência, Filosofia e Religião. Assim, concebeu-se um projeto maior para concretizar em níveis acadêmicos todo o andamento desse trabalho.

VE - Qual o objetivo central desse curso? Por que oferecê-lo?
Maury - É desenvolver nos acadêmicos o potencial de auto-desenvolvimento, autocrescimento e autoconhecimento, permitindo que através do estudo e da pesquisa, eles se descubram como agentes sujeitos, autores e construtores de si mesmos. O curso se propõe a formar pesquisadores da Doutrina dos Espíritos, na construção do senso crítico e da visão científica. Desenvolvendo também, o espírito de solidariedade, respeito, compreensão e considerando a ética universal do ser humano.

VE - Qual a expectativa da Faculdade para com o curso de Teologia Espírita?
Maury - É a formação do Teólogo Espírita fundamentada na perspectiva do pensamento transdisciplinar, na visão crítica de currículo aberto e flexível e nos princípios filosóficos e doutrinários dignificadores da pessoa humana.
Esperamos também que aconteça a inserção do Teólogo Espírita nos Núcleos de Estudos Espíritas, organizações não-governamentais, áreas de Saúde, Conselhos de Ética e Departamentos de Recursos Humanos visando, através de projetos, a uma orientação pautada no conhecimento científico e na construção de uma consciência crítica com vistas a uma nova sociedade. O empenho do curso está no compromisso com a formação de cidadãos aptos a pensar, criar, refletir e construir contínua e sistematicamente condições para uma melhor qualidade de vida, levando gradativamente à emancipação humana.

VE - Existe ou existiu alguma instrução do plano espiritual quanto à realização desse trabalho?
Maury - Não.

VE - Como foi o trâmite burocrático dessa proposta junto ao MEC para a sua aprovação?
Maury - Foi normal como todos os outros cursos de graduação.

VE - Qual a forma de ingresso no curso?
Maury - Através do vestibular e de uma entrevista com uma banca formada por professores do curso.

VE - Além do vestibular existe algum outro critério para que o candidato possa participar? Alguma entrevista, por exemplo? E se sim, isso não limita o acesso?
Maury - Como disse, o candidato passa por uma entrevista que tem o objetivo de conhecê-lo melhor, levantar suas principais expectativas com relação ao curso, bem como prestar esclarecimentos sobre a nossa proposta.

VE - Quantas vagas são oferecidas?
Maury - 50 vagas no período noturno.

VE - Quanto custa o curso? Existe alguma proposta de bolsa para os alunos?
Maury - Atualmente a mensalidade é de R$ 312,00. Existem as bolsas do PROUNI (Programa Universidade Para Todos).

VE - Como foi montada a grade curricu-lar proposta pela faculdade?
Maury - Através de um grupo de especialistas, mestres e doutores de várias áreas do conhecimento e estudiosos da Doutrina dos Espíritos.

VE - Qual seria o campo profissional de atuação dos alunos formados no curso?
Maury - O Teólogo Espírita poderá atuar nos seguintes segmentos: Centro de Estudos Espíritas, Organizações não-governamentais, áreas de Saúde, Conselhos de Ética dentro de organizações civis e governamentais, Departamentos de Recursos Humanos e outros.

VE - Como é formado o corpo docente que ministra o curso? Os professores são espíritas?
Maury - O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores das diversas áreas do conhecimento e 90% dele é espírita.

VE - Vocês já realizaram o primeiro vestibular? Quem e quantos são os alunos que estão no curso de Teologia Espírita?
Maury - A primeira turma de Teólogos Espíritas vai se formar no dia 10 de fevereiro de 2007. Atualmente estamos com 700 alunos cujo perfil, em sua maioria, é de já graduados em outras áreas de conhecimento e que estão buscando aperfeiçoamento e autodesenvolvimento. Contamos com alunos de origem espírita e de outras linhas religiosas. Com relação à faixa etária existe uma flutuação entre 20 a 80 anos, com uma maior concentração entre 40 e 60 anos.

VE - Como tem sido a experiência do curso?
Maury - Extremamente positiva na medida em que avaliamos o crescimento dos acadêmicos ao longo do curso. Percebe-se assim, a funcionalidade do conhecimento, na vivência cotidiana, envolvendo o meio social, cultural, profissional e familiar, permitindo uma qualidade melhor de vida.

VE - Parece que é o primeiro curso superior de Teologia Espírita não só no Brasil, mas no mundo. Como é que vocês encaram essa situação?
Maury - Como uma experiência de grande responsabilidade, tendo em vista o caráter científico, filosófico e religioso do Espiritismo. A grande significação será implementar o estudo, a pesquisa, a contextualização e a sistematização da fatologia espírita.

VE - Dentro da proposta de Ensino Superior, a Faculdade pretende aliar o curso a pesquisa e extensão também? Como seria esse trabalho?
Maury - Sim. Como todos os cursos da FALEC, o de Teologia Espírita participa das atividades de Extensão como a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e a Jornada de Pesquisa Transdisciplinar. O Departamento de Teologia conta ainda com um curso, em nível de extensão, de Capacitação de Coordenadores de Grupos de Exercício Mediúnico que atuam na SBEE.
Além disso, é importante frisar que a concepção de pesquisa e extensão, é a de que o conhecimento é construído de dentro para fora. Cada indivíduo fará a sua extensão dentro do seu alcance possível.

VE - A Faculdade, ou os seus membros estão ligados a alguma instituição Espírita (Casa Espírita ou Federativa)?
Maury - A FALEC, como também, a maioria dos seus membros, está ligado à SBEE que mantém 16 núcleos espíritas espalhados pelos Estados da Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (
www.sbee.org)

VE - Aproveitando essa pergunta, vocês chegaram a receber alguma observação ou comentário por parte das federativas (Municipais, Estaduais e a Federação Espírita Brasileira) com relação a esse curso? O que eles acharam da proposta do curso?
Maury - Não recebemos nada, a não ser muitas mensagens de pessoas espíritas do Brasil e do exterior. As mensagens, em sua maioria, eram no sentido de parabenizar pelo curso e questionar sobre a possibilidade de um curso à distância. O que pretendemos atender assim que possível.

VE - Quais os planos para o futuro? Já se pensa em algo nessa área que envolva a pós-graduação?
Maury - Estamos pensando, para o ano de 2007, pós-graduação em nível de latosensu e stricto-sensu.

VE - Gostaríamos que acrescentasse alguma coisa que deixamos de perguntar e que talvez fosse interessante levar aos nossos leitores.
Maury - Entendemos que Centros Espíritas, através do conhecimento doutrinário espírita, fundamentado nas obras de Kardec, representam um espaço de permanente promoção da pessoa humana, buscando continuamente através do conhecimento compor equilíbrio físico, mental, espiritual e moral. Portanto, pensamos em Centros Espíritas como agências educacionais, com coordenadores de grupos e palestrantes, otimizadores da vida, ensinando a doutrina em uma linha de mentalidade que dignifica a pessoa na força do seu livre-arbítrio, ensinando a visão crítica de liberdade, a capacidade que cada um tem de aprender a se indagar, a discernir entre o certo e o errado, enfim, a saber que cada um tem o direito de ir, vir, permanecer e ficar. A Doutrina dos Espíritos terá que trabalhar com a possibilidade de educar o homem para uma visão profunda de si mesmo. Então, gostaríamos de frisar que a formação do Teólogo Espírita tem a preocupação de contribuir para a construção dessa mentalidade espírita no País. Pois, entendemos que é importante clarear alguns conceitos tais como: a função dos Centros Espíritas e do Exercício Mediúnico, em face da Ciência, da Filosofia e Religião. A missão de um Centro Espírita é a de ensinar a pensar e não o que pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário