Curso superior de espiritismo em faculdade de Curitiba:
Proposta
Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Por que estou aqui? Esses questionamentos fazem parte do cotidiano do ser humano, e o curso de Teologia Espírita da FALEC traz instrumentos e instruções para que seus alunos possam seguir na construção das suas respostas. Essas questões e, consequentemente, seus desdobramentos, ganham cada vez mais importância, em uma época marcada por diversos conflitos e desafios, e que mostra cada vez mais o papel determinante do Homem na Terra. O curso de Teologia Espírita abre novas paisagens no horizonte do conhecimento, iluminando o “Ser” em sua trajetória evolutiva.
Assim, a proposta do Curso de Bacharelado em Teologia Espírita é a de possibilitar o estudo sistemático, acadêmico, da Doutrina dos Espíritos, dando seqüência ao esforço de quase 50 anos da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas - SBEE no sentido de reconceituar o Espiritismo no Brasil.
Grade Curricular
Proposta
Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Por que estou aqui? Esses questionamentos fazem parte do cotidiano do ser humano, e o curso de Teologia Espírita da FALEC traz instrumentos e instruções para que seus alunos possam seguir na construção das suas respostas. Essas questões e, consequentemente, seus desdobramentos, ganham cada vez mais importância, em uma época marcada por diversos conflitos e desafios, e que mostra cada vez mais o papel determinante do Homem na Terra. O curso de Teologia Espírita abre novas paisagens no horizonte do conhecimento, iluminando o “Ser” em sua trajetória evolutiva.
Assim, a proposta do Curso de Bacharelado em Teologia Espírita é a de possibilitar o estudo sistemático, acadêmico, da Doutrina dos Espíritos, dando seqüência ao esforço de quase 50 anos da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas - SBEE no sentido de reconceituar o Espiritismo no Brasil.
Grade Curricular
Disciplinas | Períodos e Carga Horária | Total | |||||||
1ª Série | 2ª Série | 3ª Série | 4ª Série | ||||||
1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | ||
Língua Portuguesa | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Ética | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Sociologia Geral | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Introdução à Filosofia I e II | 80 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 160 |
Fundamentação Doutrinária Espírita | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Informática Básica | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Metodologia Científica I e II | 40 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Psicologia Geral | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Literatura Espírita | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Introdução à Antropologia | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
História das Religiões I, II e III | 0 | 80 | 40 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 160 |
Ética Espírita | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Sociologia Espírita | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
História do Espiritismo I e II | 0 | 0 | 80 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 120 |
Estética | 0 | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Psicologia e Espiritismo | 0 | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Filosofia Espírita I e II | 0 | 0 | 80 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 160 |
Doutrina Social Espírita I e II | 0 | 0 | 40 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Cosmologia e Física Quântica I e II | 0 | 0 | 0 | 40 | 40 | 0 | 0 | 0 | 80 |
O Evangelho Seg. o Espiritismo | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Ensino e Pesquisa Teológica | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Projeto Integração e Cidadania | 0 | 0 | 0 | 34 | 0 | 0 | 0 | 0 | 34 |
Metafísica I e II | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 40 | 0 | 0 | 120 |
Lógica I e II | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 40 | 0 | 0 | 80 |
Antropologia Espírita I e II | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 40 | 0 | 0 | 80 |
O Livro dos Espíritos | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 80 |
História do Espiritismo no Brasil | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Espiritismo Moral e Direito | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 40 |
O Livro dos Médiuns | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 80 |
A Teologia nas Diferentes Ideologias Religiosas | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 80 |
Pesquisa e Monografia I, II e III | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 80 | 80 | 240 |
Epistemologia | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 0 | 0 | 40 |
Língua Francesa | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 80 |
A Doutrina Espírita e a Medicina | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 0 | 40 |
Teologia Comparada I e II | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 40 | 80 |
Centro Espírita como Unidade Social -Funcional | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 0 | 40 |
A Gênese | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 80 |
História da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 40 | |
A Mediunidade e suas Diversas Linguagens | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 80 | |
Os Fenômenos Espíritas e a Ciência | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 40 | |
Atividade Complementar | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 40 | |
Pedagogia Espírita | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 40 |
Totalização por período e geral | 400 | 400 | 400 | 434 | 400 | 400 | 360 | 360 | 3.154 |
Este curso ja existe na Faculdade Leocádio José Correia (FALEC), sediada na cidade de Curitiba, Paraná.
ResponderExcluirveja entrevista:
ResponderExcluirhttp://www.falec.br/entrevista01.php