domingo, 28 de agosto de 2011

A ELEGÂNCIA DO SER

A ELEGÂNCIA DO SER

Independente da religião ou da filosofia de vida que pratiquemos, existe algo que todos nós devemos cultivar: a elegância do comportamento. Junto com a elegância, sempre caminha a integridade moral, uma conquista de todos aqueles que buscam se melhorar nesta vida.
Baseados no texto psicografado pelo médium Arnaldo Ferreira, podemos dizer que a elegância é um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples "obrigado" diante de uma gentileza. É a fineza que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada.
Podemos detectar a elegância do ser nas pessoas que elogiam mais do que criticam; nas pessoas que escutam mais do que falam e, quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas. É possível detectá-la  nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a serviçais, por exemplo. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora de datas festivas, é quem cumpre o que promete, sendo pontual sempre. Possui essa elegância de caráter quem, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não...
Oferecer flores é sempre elegante; também é elegante não ficar "espaçoso" demais... É elegante e inteligente não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa e elegante do mundo, a estar nele de forma não arrogante, mas pode-se capturar uma delicadeza natural pela observação e reflexão. Conquista-se essa elegância do ser desenvolvendo em si mesmo a arte de conviver e de colocar-se no lugar do outro. O que eu faria se tal fato estivesse acontecendo comigo? Será que eu teria uma reação mais construtiva? 
Assim, ser elegante é ser um verdadeiro Cristão, aquele que busca se melhorar a cada dia, independe do que pensem a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário